Wiki do IFUSP Wikia
Tag: Visual edit
Tag: Visual edit
Line 27: Line 27:
 
=== Fundamentos de Química ===
 
=== Fundamentos de Química ===
 
* (2014/2) É uma máteria que só é feita porque é obrigatório. Deixe ela para o mais final da graduação possível. Costuma ser dado nas coxas.
 
* (2014/2) É uma máteria que só é feita porque é obrigatório. Deixe ela para o mais final da graduação possível. Costuma ser dado nas coxas.
  +
  +
=== Mecânica I ===
  +
* (2018/2) O curso é bem diferente das físicas básicas, no sentido que os conceitos são apresentados de uma maneira mais formal, e se espera entender completamente o funcionamento de sistemas apresentados. Não é uma diferença tão grande a ponto de você se sentir desconfortável ou perdido, mas provavelmente vai perceber essa diferença. A matéria é o conteúdo de física 1 visto direito de maneira mais geral e formal, indo além com outros métodos e formalismos. É preciso entender de cálculo 1 bem e 2 razoavelmente, e ter pelo menos uma ideia da matéria de física 1 e da parte de osciladores de física 2 (se você não entendeu direito não tem problema, já que você vai ver denovo de uma maneira um pouco mais completa). A dificuldade depende muito do professor, mas no geral é um pouquinho difícil, mas não muito. De livro o Symon eu achei muito bom mas o Marion também é, e o Kazunori é bom. Algumas pessoas falam que é interessante fazer essa matéria depois de fismat 1, mas eu não fiz então não sei dizer.
   
 
== Disciplinas optativas ==
 
== Disciplinas optativas ==

Revision as of 16:48, 3 February 2019

Nesta página, pretende-se discutir sobre as disciplinas ofertadas no IF, sejam elas de graduação e pós. A ideía é opinar sobre se vale a pena fazer ou não, indicar melhores optativas e dar sugestões com base na experiência individual.

Disciplinas obrigatórias

Álgebra Linear I

  • (2018/1) Não é uma das matérias mais difíceis, de dificuldade média para fácil dependendo do professor, apesar que ja ouvi histórias de terror sobre o Agozzini, mas nunca tive aula com ele. Tem como requisito vetores e geometria, mas honestamente não é muito necessário. Tem uma conexão com Cálculo 3, então não é uma má ideia fazer as duas matérias juntas. Apesar de não ser requisito, recomendo ao menos entender o básico de cálculo 1, porque alguns exercício usam integral e derivada (nada muito complexo). Se quiserem livros, o pouco que vi do Callioli é bom, então recomendo ao menos dar uma olhada nele.

Cálculo Diferencial e Integral III

  • (2018/1) A ideia de disciplinas é usar cálculo para estudar funções vetoriais de mais de uma variável. É quase que uma continuação de cálculo 2, mas não precisa saber muito o conteudo de cálculo 2 para fazer. Se você não souber cálculo 1 talvez seja mais difícil. Ouvi pessoas falando que é o cálculo mais difícil mas achei exatamente o contrário, talvez seja, como todas as matérias, muito dependente do professor.

Física Experimental III

  • (2018/1) A ideia é ser um laboratório de eletricidade e magnetismo, junto com a matéria de física 3. Uma vez me falaram que é uma das piores matérias do IFUSP, e depois de fazer vou ter que concordar. Nunca me senti mais perdido do que fazendo alguns dos experimentos, por falta de base teórica que você não aprende até ai. Os professores disponibilizam materiais a parte para você estudar, mas não ajuda muito. Ela segue o modelo do "lab flex", em que tem uma aula expositiva por semana, e os grupos marcam um horário e vão no laboratório durante o resto da semana. As aulas expositivas eram muito difíceis de tirar algo bom, e muitas vezes se chegava no laboratório sem ter ideia do que fazer. Honestamente, uma das piores coisas é o modelo do grupão: a partir do segundo experimento, o seu grupo de 3 pessoas se junta com outros 4 para formar um grupão de 12 pessoas e fazer os experimentos a partir dai. Então, em uma semana, você tem que aprender a trabalhar e se organizar com pessoas que você não conhecem, o que por si só não é ruim, mas o tempo de adaptação é muito baixo. Além disso, se espera que o trabalho seja feito em conjunto, mas você ainda só pode marcar horário no laboratório para o seu grupo original, o que incentiva o trabalho a ficar fragmentado. O meu maior problema é que você consegue ver a capacidade dessa matéria ser boa, porque quando você entende os experimentos eles são realmente interessantes, mas precisa de um pouco de carinho e trabalho para melhora-la. Minha recomendação é: pegue um grupo bom de pessoas que você conhece, e logo na primeira semana preste atenção em outros grupos que podem ser bons para montar o grupão, porque ter uma parte do seu grupão que não faz nada ou não se comunica é pura tortura.

Física Experimental IV

  • (2018/2) Tem alguns dos mesmos problemas de experimental 3, mas é bem melhor, não sei se porque você já teve um tempo para se acostumar em trabalhar em grupão, mas parece pra mim que a maioria das vezes o que se está fazendo é explicado, e não jogado como experimental 3. Procure grupão logo cedo, de preferência com pessoas que você conheça. De maneira geral, é até que um curso bom, mas ainda precisa de um pouco de trabalho, porque ainda tem um pouco do sentimento de estar perdido, não sabendo o que se está fazendo, mas bem menos que lab 3.

Física I

  • (2015/1) Interessante com o método SCALE-UP, no entanto existem problemas associados a ele. É um método novo e portanto ainda está sendo adaptado. Porém a ideia de fazer com que os alunos trabalhem mais em sala de aula, resolvendo atividades e questionários não é particularmente ruim. Um dos problemas mais graves é o livro adotado, "Matter Interactions", o qual muitas vezes difere completamente dos livros tradicionais em abordagem, o que dificulta ao aluno estudar por outros livros e fontes. Além disso, os textos e listas de exercícios escritos e disponibilizados pelos professores em geral são de baixa qualidade.
  • (2015/1) Ficou muito horrível com o método SCALE-UP, fuja! Tente fazer em outro instituto, talvez seja melhor. (alguém mude isso)

Física III

  • (2018/1) A matéria não é particularmente difícil, mas não é fácil. Como as duas físicas anteriores são tipo Scale-Up tem um pouco de adaptação no começo, ja que os métodos são bem diferentes, mas nada muito ruim. O Robilotta da esse curso a muito tempo, então ele é um professor bom pra procurar. O Tipler é um livro descente, e fuja do Moisés. É bom fazer junto com Cálculo 3, porque usa muitas coisas em comum (tanto que existe um grupo de pessoas que pedem que essa matéria tenha Cálculo 3 como requisito).

Física IV

  • (2018/2) É bem parecido com física 3 no geral. Dependendo do professor que você pegue ou o que você pegou em física 3, vai ter circuitos ou pelo menos um final de circuitos, depois ótica, relatividade e talvez ondas eletromagnéticas na matéria. Não é uma matéria difícil, mas não é fácil. Tem horas que parece um pouco fragmentada, mas nada terrível. Não sei de livros porque usei a apostila do Robilotta, que apesar de alguns erros e algumas partes um pouco incompletas, é muito boa (é essencialmente um livro que falta algumas poucos capítulos que não foram totalmente escritos, e um editor para tirar os erros, que não são em grande quantidade).

Fundamentos de Química

  • (2014/2) É uma máteria que só é feita porque é obrigatório. Deixe ela para o mais final da graduação possível. Costuma ser dado nas coxas.

Mecânica I

  • (2018/2) O curso é bem diferente das físicas básicas, no sentido que os conceitos são apresentados de uma maneira mais formal, e se espera entender completamente o funcionamento de sistemas apresentados. Não é uma diferença tão grande a ponto de você se sentir desconfortável ou perdido, mas provavelmente vai perceber essa diferença. A matéria é o conteúdo de física 1 visto direito de maneira mais geral e formal, indo além com outros métodos e formalismos. É preciso entender de cálculo 1 bem e 2 razoavelmente, e ter pelo menos uma ideia da matéria de física 1 e da parte de osciladores de física 2 (se você não entendeu direito não tem problema, já que você vai ver denovo de uma maneira um pouco mais completa). A dificuldade depende muito do professor, mas no geral é um pouquinho difícil, mas não muito. De livro o Symon eu achei muito bom mas o Marion também é, e o Kazunori é bom. Algumas pessoas falam que é interessante fazer essa matéria depois de fismat 1, mas eu não fiz então não sei dizer.

Disciplinas optativas

A Física do Spin

  • (2018/1) É uma máteria relativamente nova, então ela ainda esta sendo testada e melhorada. Com um pouquinho de trabalho consegue ser uma máteria excelente, mas no momento ela tem alguns problemas pequenos. Ela estuda o básico de spin e aplicações (sem requisito nenhum, então não se avança tanto) e introduz mecânica quântica. Recomendo fortemente ao menos estar cursando álgebra linear I junto, porque me ajudou muito num certo ponto. Não se deixe enganar por ser só 2 créditos, porque não é uma matéria muito facil. Muita gente esperava algo bem conceitual e sem muita matemática, mas não é o caso. O professor recomendou o Eisberg como livro mas achei o Griffiths melhor, e a segunda metade do curso é baseado numa parte dele. Se você se interessa por isso recomendo, mas sinto que o que se aprende nessa matéria se vê (talvez sem aplicações) em outras.

Evolução dos Conceitos da Física

  • (2014/1) Matéria de cunho humanístico/histórico sobre alguns conceitos físicos. É optativa do bac e da lic. Teve resenha, apresentação e trabalho final. É bem tranquilo, a maioria das aulas é no formato de discussão e você aprende muita coisa sobre aspectos históricos da física. Faça um esforcinho para ler os textos antes das aulas para não ficar perdido!

Fundamentos de Astronomia

  • (2015/1) Disciplina que visa resumir toda a astronomia em um semestre só. Parece bastante com o Astro - visão geral, só que com mais contas. É uma excelente disciplina introdutoria em astro e o conteúdo é muito interessante. Se tiver sorte, pode haver uma ou duas excursões para observatórios (com muita comida gostosa free)

Métodos estatísticos em Fìsica Experimental

  • (2015/1) Disciplina bem interessante e útil, é praticamente um lab teórico

Prática em tratamento de dados em Física Experimental

  • (2015/2) É um método estatísticos em física experimental, só que no MATLAB e com ênfase em simulações. Pode ser ou não ser interessante, depende se você quer ir para a parte experimental ou não.

Probabilidade

  • (2018/1) Honestamente a matéria mais difícil até agora da minha graduação. É sempre o Caticha que da essa matéria, e no começo as aulas são excelentes. Mas chega um ponto que ele começa a usar coisas fora do requisito da matéria (cálculo 1) e as aulas se tornam incompreensíveis. A matéria tem 2 provas com sub fechada, o que não ajuda, e as listas só adicionam nota na sua média caso "você não tenha ido muito mal nem muito bem" (palavras do professor, interprete do jeito que quiser). A matéria é muito boa, o problema é o requisito, então esteja pelo menos cursando cálculo 4 e disposto a estudar um pouco por fora (o que ele usou fora do requisito é: o matéria inteira de cálculo 2, série e transformada de Fourier, delta de Dirac). Apesar de tudo as aulas são muito boas, então se você souber o que precisa recomendo. O professor tem uma apostila/livro/notas de aula, mas se você quiser um livro o livro do Jayne é excelente e tem todo o conteudo do curso.

Disciplinas livres

Leitura Dramática (IME)

  • FAÇAM ESSA DISCIPLINA QUE É AMOR! Só entrar com requerimento que aceitam super de boa. Essa matéria é como se fosse aula de teatro, com uma professora maravilhosa com um cabelo mais maravilhoso ainda. 3 créditos, tem presença mas você fecha com notão e se diverte pacas! :)
  • Sim, é do IME mesmo.
  • Melhor disciplina que já fiz. Ajuda a falar em público, vencer timidez e ter melhor linguagem corporal. Super recomendado.